A glândula tireoide é uma das glândulas endócrinas que produzem hormônios capazes de controlar as atividades do nosso corpo – por isso é tão importante que ela esteja em equilíbrio.
Os hormônios tireoidianos agem na corrente sanguínea, estimulando o metabolismo e o equilíbrio dos órgãos, como a velocidade que queimas as calorias e o quão rápido o coração bate.
Localizada na região do pescoço e garganta, qualquer alteração nessa glândula pode causar problemas de saúde de vários tipos – e isso infelizmente está sendo cada vez mais comum.
Quando a tireoide produz número excessivo ou incorreto de hormônios, isso desestabiliza as funções do nosso corpo, fazendo com que nossa saúde fique prejudicada.
É por isso que é extremamente importante você saber quais são os sintomas que podem alertar sobre problemas na tireoide:
1. Desconforto na garganta
Como dissemos, esta glândula está localizada na região do pescoço e garganta.
Por isso, se você sentir qualquer desconforto nesta área, que pode ser dor no pescoço ou na garganta, inflamação, ou uma mudança perceptível em sua voz, é recomendável que você vá ao seu médico o mais rápido possível, para que ele possa imediatamente investigar e descartar problemas na glândula.
2. Dificuldade de concentração
Alterações hormonais na tireoide podem afetar significativamente a concentração das pessoas.
Se você notar que está com dificuldade para se concentar, que a memória falha facilmente, procure um médico para saber se o problema está relacionado com a sua tireoide.
Em muitos casos, os pacientes com hipotireoidismo que recebem um tratamento adequado obtêm grandes e favoráveis alterações nas funções cognitivas, independentemente da idade.
3. Perda de cabelo e pele seca
Estes são outros sitomas comuns a quem está com problemas na tireoide.
Embora a perda de cabelo seja normal em algumas estações do ano, se você notar que esta condição se estende e é permanente, pode ser devido a algum distúrbio de tireoide.
Da mesma forma, se a textura da sua pele tornar-se mais seca, com um comichão ou vermelhidão perceptível na área, é muito provável que isso seja devido a problemas hormonais causadas pela tireoide.
4. Alterações no seu peso
O aumento ou a diminuição constante de peso é motivo de grande preocupação, principalmente quando não houver alteração no nosso estilo de vida, na nossa dieta e na intensidade das atividades físicas.
Se nada disso – estilo de vida, dieta e atividade física – for a causa do ganho ou perda de peso, é possível que seja um sintoma claro de hipotiroidismo.
É normal também a perda de apetite.
5. Cansaço constante
Se você se sentir exausto todo o dia, mesmo dormindo as horas necessárias, é provável que esteja relacionado com a sua tireoide.
Além disso, quando esta glândula não está funcionando bem, é normal sentir muita sede ao longo do dia.
6. Alterações de humor e pressão na barriga
Quando a produção de hormônios pela tireoide é excessiva, é muito comum sentir grandes mudanças em suas emoções, como irritabilidade, depressão, tristeza ou raiva constante.
Isso se deve a uma alteração dos níveis de serotonina no cérebro.
Além disso, quando existem problemas de tireoide, é normal que você se sinta mais agitado e angustiado, sentindo uma forte pressão sobre a área da barriga.
7. Palpitações e pressão arterial elevada
Palpitações no pescoço são normalmente um sinal claro de que a tireoide não está funcionando bem.
A pressão arterial elevada geralmente acompanha essas palpitações.
E os níveis do colesterol ruim também costumam aumentar.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.