Não seja pessimista: muitos não acreditam nas técnicas de limpeza mais fáceis ou naturais, mas eles estão cometendo um grande erro. Em primeiro lugar, as pessoas que utilizam produtos naturais conseguem obter resultados impressionantes, respeitando o meio ambiente, pois não despejam nos ralos produtos contaminados; em segundo lugar, não se corre o risco de prejudicar a saúde de crianças e animais que podem entrar em contato com superfícies limpas (e “envenenadas” com o uso de produtos químicos) e por último, mas não menos importante, economizamos!
Ok, agora vamos ver como devolver o branco reluzente aos nossos travesseiros amarelados >>
1) É lavável?
Antes de iniciar, você precisa descobrir se os seus travesseiros são laváveis na água: para ter certeza é só dar uma olhadinha na etiqueta, onde estão escritas todas as informações que você precisa saber. Aqui estão as instruções fornecidas pelo fabricante de como fazer a manutenção do produto da melhor maneira. E não é só isso: na etiqueta também está escrito quais são os materiais que compõem o travesseiro, bem como a porcentagem de cada um deles.
2) Na máquina de lavar roupas
Depois de ter certeza que os travesseiros encardidos podem ser lavados na água, a única coisa que você precisa fazer é colocá-los na máquina, não esquecendo de retirar a fronha protetora que o cobre pois essa deverá ser lavada à parte: se possível, programe a temperatura da água em 40 graus, e mesmo com um sabão líquido ou em pó normal, você terá um excelente resultado. Se você quer ter certeza de que todos os resíduos de sabão serão eliminados, a sugestão é programar o duplo enxágue. E para não arriscar estragar os travesseiros, é sempre melhor optar pela centrifugação delicada, de no máximo 800 rpm.
3) Como secá-los
Ok, você lavou na máquina e agora precisa colocar o seu travesseiro para secar: uma operação importante e delicada, quase como a lavagem, se considerarmos que a humidade pode estragá-los. Os travesseiros devem ser então, colocados para secar, no quintal; na sacada; na varanda; não importa, só precisa ser ao ar livre e estendidos na horizontal. De vez em quando você tem que ir lá, dar uma batidinha e virá-los, porque deste modo o enchimento é redistribuído de maneira uniforme, e seca em todas as partes.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM ➜ https://www.instagram.com/_receitasnaturais/
4) Adeus amarelo encardido
Para combater e prevenir o amarelo encardido, quando você for colocar os travesseiros na máquina de lavar roupas, você precisa adicionar duas colheres de sopa de percarbonato de sódio, uma substância bastante eficaz não só para higienizar, mas também para tirar as manchas e, o que nos interessa, desencardir. O importante é que a lavagem seja feita com água quente. Lembre-se somente, que os travesseiros feitos com látex, e também os memory foam, não podem ser colocados na máquina de lavar e nem mesmo na máquina de secar roupa.
5) Manutenção
Sempre que você puder, pode ser uma vez por semana, uma vez por mês, coloque os seus travesseiros para tomar sol. O sol ajuda a retirar a umidade e combate o cheiro ruim. Você pode colocá-los no varal ou apoiá-los em cima de uma mesa, por exemplo.
ENTRE NO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM AQUI