Você conhece alguma pessoas que usa o celular no banheiro, pois não consegue desgrudar nenhum minuto dele? Saiba que isso não é nada estranho! Um estudo realizado nos Estados Unidos, mostrou que a cada 4 pessoas, 3 levam os celulares para o banheiro. E, com certeza, não deve ser muito diferente por aqui.
Então, se você também tem esse costume – se é que não está lendo esse artigo exatamente no vaso – não se sinta só. Mas sabia que pode não ser uma boa ideia? Entenda o porquê.
Motivos para não usar celular no banheiro
Por mais que o celular tenha substituído os rótulos de shampoo, livros, jornais e revistas em quadrinhos para muitas pessoas, eles podem não ser uma boa ideia. Dois pontos podem estar em risco, ao usar o celular no banheiro, a sua saúde e a sua segurança.
Sim. O uso diário e prolongado de celular no vaso sanitário, durante o processo de evacuação, pode causar hemorroidas, em pessoas com predisposição e agravar os casos já diagnosticados.
O Dr. Marcelo Averbach, coloproctologista do Hospital Sírio-Libanês fala sobre os mitos e verdades sobre a hemorroida, esclarecendo que permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário induz sim ao desenvolvimento da doença.
De acordo com o médico, isso acontece, pois, a pressão exercida no abdome, devido a posição em que está, favorecem a dilatação das veias, que se for feita por muito tempo, dão origem às hemorroidas.
2. Germes
Q 3. Hackersue o banheiro é um lugar nada higiênico – por mais que você capriche na limpeza – isso é fato. Mas sabia que o celular pode se contaminar e levar os germes do banheiro contigo, durante todo o dia?
Um estudo realizado pela Devry Metrocamp, de Campinas, atestou a presença de 23 mil fungos e bactérias nos celulares pesquisados, podendo causar conjuntivite, intoxicação alimentar, inflamação do ouvido, urinária e respiratória.
Se você ainda não acredita na quantidade de germes que podem estar presentes no banheiro, assista a esse vídeo do canal Manual do Mundo e veja a experiência que fizeram. Ela comprova, não só as possibilidades de germes, como também demonstra que não se deve dar descarga com a tampa do vaso sanitário aberta.
Se você acha que está seguro usando seu celular no banheiro (que com certeza tem câmera), é melhor pensar duas vezes! Se até o Mark Zuckerberg (criador do Facebook), cobre a webcam dele… é melhor evitar constrangimentos.
Os celulares são vulneráveis a ataques e o seu pode estar sendo monitorado agora mesmo! Então, cautela no seu uso é sempre fundamental, principalmente em momentos ‘privados’, no qual a sua intimidade pode ser exposta.
Conheça quais são os indícios de que o seu celular (smartphone) foi hacheado e como deve proceder a partir desse momento. Aproveite este link para aprender também como protege-lo.
4. Acidentes
A verdade é que muitos acidentes podem acontecer no banheiro. Então para que aumentar a probabilidade? Infelizmente existem casos reais de pessoas que morreram eletrocutadas porque estavam com o celular no banheiro, durante o banho, ouvindo música.
Outro acidente, ainda mais comum, é o de deixar o celular cair dentro do vaso sanitário. Mesmo que ele seja à prova d’água, não é nada higiênico! O ideal é se evitar esse tipo de situação, deixando o aparelho fora do banheiro.
5. Desconectar
Vive-se em uma época onde a informação viaja em uma velocidade estonteante, com muitos estímulos visuais e sonoros, sem falar nos afetivos como likes e seguidores, que levam ao uso constante do celular.
Porém, é importante deixar sua mente desligar um pouco de todo esse ruído. O silêncio – físico ou mental – é fundamental para um bom desempenho no trabalho e na vida.
Não é a toa que algumas grandes ideias nascem no chuveiro, durante o pequeno espaço de tempo reservado para o ócio. Mas é claro que, a pessoa precisa permitir-se a isso.
Então desconecte-se um pouco, não leve o celular no banheiro e dê liberdade para a sua mente. Cuide da sua saúde!