Tudo se inicia com uma leve irritação na garganta, uma coceirinha aqui, um catarro ali. Quando você menos espera, vem aquela incômoda crise de tosse e o jeito é recorrer aos medicamentos.
Porém, remédios de farmácia são sempre cheios de química, que pode causar alguma reação no paciente. Mas, caso você não saiba, há excelentes receitas caseiras para acabar com a tosse.
Com elas, na maioria das vezes, você deixa os remédios industrializados de lado. São muitas as receitas de xaropes naturais, porém é necessário saber qual é a mais indicada para a sua necessidade.
Além do mais, você precisa estar atento aos efeitos que cada uma proporciona, já que algumas podem causar efeitos colaterais.
O xarope caseiro de abacaxi, por exemplo, ajuda a aliviar a tosse, um dos sintomas mais incômodos e comuns que as pessoas podem ter.
Isso geralmente ocorre como um mecanismo de defesa do corpo contra o ataque de vírus e outros microrganismos que afetam o sistema respiratório.
As principais causas dessa condição podem ser a bronquite, asma ou infecções virais como gripe e resfriado. Aprenda agora como fazer um maravilhoso xarope de abacaxi para controlar a tosse e acalmar a inflamação.
Xarope de abacaxi
As propriedades do abacaxi, combinadas com outros ingredientes medicinais, ajudam a eliminar a tosse e fortalecer o sistema imunológico.
Ingredientes:
- 1 abacaxi grande
- 1 pedaço de 3 cm de gengibre
- 2 cebolas médias
- 1 cabeça de alho
- 2 xícaras de açúcar
- Hortelã ou guaco fresco (oito folhas) – opcional
Modo de preparo:
Descasque todos os ingredientes (o abacaxi deve ser cortado em cubos), coloque em um liquidificador e bata até triturar.
Em seguida, coloque em uma panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
Observação: Mexa com frequência para não queimar.
Depois que esfriar, armazene em um pote de vidro com tampa.
Tome uma colher (sopa) três vezes ao dia.
Se possível, adicione cinco gotas de própolis todas as vezes que for tomar o xarope.
Benefícios do abacaxi
O abacaxi é rico em uma enzima digestiva conhecida como bromelina.
Essa substância tem ação anti-inflamatória e antiviral, sendo ideal para a redução de microrganismos prejudiciais.
Ela ajuda a acabar com a tosse, prevenindo também asma e bronquite, pois afina o muco e desobstrui os brônquios.
Segundo estudo publicado no US National Library of Medicine, a bromelina, devido à ação anti-inflamatória, ajuda a reduzir a sensibilização alérgica e as doenças alérgicas das vias aéreas
A bromelina desempenha três funções no organismo. São elas:
- Efeito digestivo: a bromelina metaboliza as proteínas, facilitando o aproveitamento dos nutrientes e a digestão.
- Ação anti-inflamatória: ajuda na circulação do sangue, combatendo qualquer tipo de inflamação.
- Ação mucolítica: ajuda a dissolver o muco e o catarro dos pulmões, facilitando a expectoração.
O abacaxi também é rico em vitamina C, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados, pois fortalece o sistema imunológico.
Esta fruta também alivia a sinusite e problemas relacionados a alergias.
Por fim, o abacaxi ajuda a fortalecer os ossos, reduz o colesterol, acelera a cicatrização, propicia a absorção de ferro, regula a flora intestinal, combate a hipertensão e ajuda a emagrecer.
Benefícios do gengibre
O gengibre é um potente anti-inflamatório e expectorante, provocando a expulsão das secreções das vias respiratórias. Estas propriedades anti-inflamatórias, junto com a bromelina do abacaxi, ajudam a aliviar a tosse.
O gengibre também combate possíveis infecções na região da garganta, pois ajuda a dissolver o muco e desobstruir as vias respiratórias.
Além disso, o gengibre ainda possui vitaminas, tanto do complexo B como a vitamina C, que ajudam a aumentar a imunidade. Por fim, esta raiz possui uma substância conhecida como gingerol, que possui ação antibacteriana e antifúngica.
Benefícios da cebola
A cebola possui vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Além disso, contém vitaminas C e E, que possuem ação antioxidante.
Na cebola, há minerais como:
- Cálcio
- Enxofre
- Fósforo
- Magnésio
- Potássio
- Sódio
A cebola possui propriedades expectorantes e anti-inflamatórias, sendo excelente para aliviar a tosse e eliminar o catarro dos pulmões.
Além disso, contém vitamina C e flavonoides, que melhoram o sistema imunológico, prevenindo contra gripes e resfriados.
Benefícios do alho
O alho possui em seu princípio ativo uma substância conhecida como alicina, que ajuda a combater vírus, bactérias e fungos.
Ele também é rico em vitamina C e outros nutrientes que fortalecem o sistema imunológico. Com isso, ajuda na prevenção e tratamento dos sintomas de gripes e resfriados.
O alho também facilita a respiração e ajuda no tratamento da asma. Além disso, este alimento possui ação anti-inflamatória, bactericida, antiviral, antifúngica, que atua contra micro-organismos que podem estar provocando irritação na garganta.
Em resumo, o xarope natural de abacaxi, é uma excelente solução para aliviar a tosse e outros sintomas irritantes causados pelas condições pulmonares.
Benefícios da hortelã
A hortelã possui ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória.
O mentol presente na hortelã possui efeito descongestionante e expectorante, ajudando a expelir muco e a diminuir a tosse.
Esta erva também ajuda abrir as vias aéreas de pessoas que sofrem com asma e alergias respiratórias.
Benefícios do guaco
O guaco possui ação anti-inflamatória, broncodilatadora e expectorante.
Devido a esses efeitos, ele é muito utilizado em problemas respiratórios.
A ação anti-inflamatória e antibacteriana permite que o corpo se recupere de infecções causadas por vírus e bactérias.
Em resumo, o xarope natural de abacaxi, é uma excelente solução para aliviar a tosse e outros sintomas irritantes causados pelas doenças alérgicas e respiratórias.
Vale a pena prepará-lo e ver que seu efeito é tão ou mais eficaz do que muitos remédios comerciais.
Veja também: Como deixar seu cabelo mais comprido e grosso em 30 dias
Conhece o canal do RECEITAS NATURAIS no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.
E aí, você gostou de conhecer esta Receita caseira de Açúcar no shampoo e tenha cabelos lindos ? Temos certeza que sim, por isso, corra agora mesmo e compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Até o próximo artigo.