Para acabar com a celulite em apenas duas semanas, é necessário seguir um tratamento diário, que deve incluir alimentação adequada, boa hidratação, exercícios para tonificar os músculos das pernas e do bumbum, além de sessões diárias de drenagem linfática e tratamentos estéticos como radiofrequência, por exemplo.
Como a celulite é causada pelo acumulo de gordura localizada no bumbum e nas pernas e excesso de líquidos e toxinas nesta região, não existe um tratamento único que possa eliminar a celulite de forma rápida e definitiva. No entanto, ao seguir todas estas indicações, é possível eliminar as celulites de graus 1 e 2 e também transformar as celulites de graus 3 e 4 em celulites de grau 1 e 2, para que sejam mais facilmente eliminadas.
LEIA TAMBÉM
- Receitas Naturais para dissolver os cálculos renais
- Receitas naturais para prisão de ventre
- Receitas naturais para a tendinite
Como saber meu tipo de celulite
Para saber o seu tipo de celulite é necessário observar a região com ajuda de um espelho, mas a observação também pode ser feita por outra pessoa, sendo o mais indicado. O segundo passo é pressionar uma parte da perna ou do bumbum para observar as alterações na pele. Os tipos de celulite existentes podem ser:
Como eliminar a celulite
Para eliminar a celulite é indicado:
1º passo: Alimentação
A alimentação deve preferencialmente ser orientada por um nutricionista, mas em geral é aconselhado reduzir a ingestão de sal, trocando por ervas aromáticas e consumo de alimentos desintoxicantes e diuréticos, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo. Veja exemplos de alimentos para a celulite neste vídeo ou no artigo alimentos diuréticos:
Quanto à hidratação é recomendado tomar 2 litros de água por dia para garantir a boa hidratação do corpo, e manter a pele elástica e saudável. Os chás que podem ser utilizados para combater a celulite são chá verde, chapéu de couro ou centelha asiática porque são comprovados cientificamente que podem auxiliar o tratamento. Saiba mais em: Chá de centella asiática para celulite.
2º passo: Exercícios
Os exercícios para combater a celulite devem ser preferencialmente orientados por um treinador ou professor da academia. No entanto, por via de regra, é recomendado fazer exercícios aeróbicos como caminhada rápida, corrida ou bicicleta ergométrica para aumentar o gasto calórico e reduzir a gordura acumulada que também está entre as causas da celulite.
Além destes exercícios é necessário tonificar e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum com exercícios específicos como a ginástica localizada, utilizando pesinhos de areia ou fazendo exercícios de musculação, por exemplo. Veja exemplos em: Exercícios para acabar com a celulite.
3º passo: Drenagem Linfática
Para eliminar o excesso de líquidos da região inferior do corpo, reduzindo visivelmente a celulite é recomendado fazer sessões diárias de drenagem linfática, que pode ser feita de forma manual ou com aparelho. Dois exemplos de aparelhos que podem ser utilizados contra celulite são a pressoterapia e a drenagem linfática mecânica com o aparelho de RAGodoy® durante pelo menos 2 horas por dia. Tanto um equipamento como o outro podem ser eficazes no combate a celulite porque conseguem mobilizar uma boa quantidade de líquido intersticial de volta para a corrente linfática, para que seja eliminado pela urina. Veja como a drenagem manual pode ser feita: Drenagem linfática manual para celulite.
4º passo: Tratamento estético
Além de tudo isso, pode-se complementar o tratamento contra celulite, com aparelhos estéticos que conseguem de forma comprovada eliminar a gordura localizada numa determinada região. Bons exemplos são a lipocavitação, ultrassom de 3 Mhz ou superior e a radiofrequência. Esse tipo de tratamento pode ser feito em algumas clínicas estéticas e conferem ótimos resultados. No entanto só devem ser realizadas até 3 vezes por semana e não eliminam a necessidade de cumprimento dos passos acima citados
Todas estas orientações devem ser seguidas diariamente para que o corpo possa eliminar a gordura e a retenção de líquidos, contribuindo para a diminuição das medidas e melhora na aparência da celulite. Entretanto, cada caso deve ser avaliado de forma individual e não existe um tratamento único que possa ser indicado para todas as mulheres. Um fisioterapeuta especialista em dermato funcional é o profissional adequado para fazer uma avaliação minuciosa e orientar o tratamento mais adequado.